Desmistifique Seus Contratos de Publicidade: Um Guia Criativo de Gabriele Kamergorodsky

Quando se trata de entender contratos de publicidade, há alguns itens essenciais que eu sempre incluo com os clientes, especialmente quando lido com projetos de design e comunicação. Gabriele Kamergorodsky, que está no mercado como Designer Gráfico Freelancer há quatro anos, acha que ter um bom contrato pode ser muito útil ao navegar pelas muitas facetas de um relacionamento com o cliente.

Em seu portfólio, Gabriele promove Fazendo Sentido dos Contratos de Publicidade, Itens Essenciais e Diretrizes, um artigo de Promovendo Insights Legais de Poonam Khamesra, adicionando explicações claras de como ela integra essas disposições em seus próprios projetos de design. Gabriele, que estudou Design Gráfico, Artes Midiáticas e Animação na Faculdade de Belas Artes da Concordia, é uma contratada independente que atualmente está trabalhando com startups em sua identidade de marca e design de sites.

Entender contratos de publicidade é essencial para Gabriele, que acredita que o importante ao negociar um contrato de publicidade é garantir que você tenha um relacionamento com seu cliente baseado na confiança, assegurando que ambas as partes se sintam confortáveis explicando o que fazem, como fazem e o propósito do projeto. Ao introduzir as disposições relevantes em seu contrato e estabelecer limites mais saudáveis, você estará economizando – e seu cliente também – muito tempo, estresse e dinheiro.

Um exemplo de como contratos de publicidade podem ajudá-lo em suas atividades diárias como designer é quando você precisa participar de várias reuniões ou discussões com seu cliente. Quando você será pago por isso? Seu cliente está cobrindo os custos de viagem? Se você está ajudando-os com seu “pitch”, espera-se que seja apenas uma discussão unilateral (“o que você fará”) ou sua contribuição será necessária? Uma vez que o contrato é assinado, você evitará esses tipos de conversas e quaisquer surpresas que possam surgir no futuro.

Quando os contratos de publicidade são claros e concisos, é melhor para o cliente e para o designer. Se você encontrar alguma linguagem com a qual não concorda, pode tentar negociar com a pessoa por trás do contrato, ou você precisa decidir se vale a pena ou não recusar uma colaboração ou possivelmente ser demitido. Isso torna a escolha mais fácil no final, quando você tem todas as informações apresentadas a você. Se você estiver incerto sobre as disposições em seu contrato, leia sobre como fazer sentido dos contratos de publicidade e certifique-se de que não deixe nenhum contrato sem assinatura sem explicar o porquê.

Há duas coisas em particular às quais você realmente deve prestar atenção ao fazer sentido dos contratos de publicidade. Uma, nunca dê ao cliente seu Brief Criativo antes de assinar um contrato. Se eles não estão dispostos a assinar na linha pontilhada, então você não deve compartilhar suas ideias com eles enquanto ainda os tem um pouco desprevenidos; e duas, se você estiver sendo contratado por um dos contatos do seu cliente, não assuma que nenhum dos contatos é responsável pelo pagamento; obtenha um contrato assinado com o contato principal.

Como designer freelancer, assumir a responsabilidade pelo seu trabalho desde a ideia inicial até o produto final é importante. Se você tem uma ideia, como você vai apresentá-la? O que você dirá aos seus amigos sobre seu trabalho quando perguntarem? Quem sabe o que você realmente passou a maior parte do tempo fazendo, quem saberá que você escolheu o fundo azul em vez do verde porque seu cliente disse que “odiava verde”? Por mais que eu ame o ato de compartilhar design, fica difícil quando trabalhei com 2-3 pessoas apenas para recuperar meu caderno de trabalho da impressora. Sério. Aqueles caras são rápidos e eficientes.

O mundo dos contratos de publicidade está em constante mudança. Em relação aos contratos para designers gráficos, eles precisam acompanhar os tempos em mudança, ser concisos e bem explicados. O contrato de publicidade mais recente que Poonam Khamesra publicou em seu site foi assinado em dezembro de 2015.

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