Imagine isto: você está em uma audiência da qual todo o seu mundo depende. Você se senta, coração acelerado e palmas suadas, encarando a parede branca de um tribunal vazio. De repente, você precisa de mais do que apenas as habilidades do seu advogado para passar por isso – você precisa de uma compreensão clara do processo e do que deve antecipar nas próximas horas.
Não é incomum eu me encontrar em uma situação difícil como esta. Quando há um procedimento que requer um caminho claro e um guia passo a passo, estou nele. Dito isso, quando explico conceitos legais complexos que exigem múltiplas partes móveis, estou totalmente focado em usar comunicação visual para simplificar a situação. Meus clientes sabem que a compreensão deles sobre o procedimento é fundamental para os meus serviços. E é aí que eu entro com minha abordagem única de misturar design com análise.
Ao trabalhar em um projeto para explicar visualmente uma audiência de revisão judicial em detalhes para um de meus clientes, tive uma epifania. Todo o processo conseguiu se unir quando inseri essas pequenas dicas visuais ao longo do guia. De repente, fez sentido como as etapas da audiência de revisão judicial estavam interligadas.
Não me entenda mal – todo mundo adora um bom e velho guia padrão com marcadores e números, mas isso não explica visualmente o processo que acontece diante dos seus olhos. Para mim, inserir uma simples imagem de silhueta de uma pessoa em meu passo circundado ajuda a exibir o significado do que está acontecendo naquela etapa específica. A audiência de revisão judicial explicada por meio dessa estratégia visual única também me permitiu colocar a responsabilidade em tarefas específicas atribuídas ao cliente, para que eles não tivessem desculpa a não ser seguir o guia passo a passo para garantir que entendessem o que tinham que fazer.
A maior lição é que, embora possamos ser advogados (e definitivamente amemos fazer pesquisa jurídica), também temos um talento para design e queremos comunicar visualmente o processo para garantir que nossos clientes aproveitem ao máximo nossos serviços. É vital que elevemos nosso padrão não apenas mostrando aos nossos clientes o que eles precisam fazer, mas explicando a eles o que precisam fazer e por que devem fazê-lo. Esta também é uma maneira de mostrar a eles que podemos nos adaptar às suas necessidades e ver o mundo através de sua lente. Cada pessoa aprende de maneira diferente, e precisamos estar cientes disso quando compartilhamos com eles exatamente por que as coisas são como são.
Sem meu chapéu de advogado, ainda vejo a comunicação da mesma forma que via no ensino médio – mas agora isso apenas tem tinta e papel por trás. Envolve projetar e criar um tipo de conteúdo que você gosta de ler e interpretar corretamente. É por isso que os advogados devem continuar a se esforçar para focar na comunicação visual – para que possamos ir além da lei – e comunicar com nossos clientes de uma maneira que faça sentido para eles.
Para mais informações sobre procedimentos legais, você pode visitar USCourts.gov.