Integrando Design e Comunicação no Direito
Eu sou Gabriele Kamergorodsky, e você pode se perguntar por que um advogado como eu está discutindo as interseções entre design e direito. Bem, assim como no direito, um grande design é uma comunicação fantástica. Além disso, no direito e no marketing em geral, a comunicação estratégica deve envolver uma abordagem visual. De um site a uma apresentação em PowerPoint, tudo conta uma história sobre o escritório de advocacia. Você não precisa ser tão perspicaz ao olhar para os maiores escritórios de advocacia na Carolina do Sul para saber que a história está na apresentação. Assim como você se comunicaria com um cliente, essa interação deve envolver uma abordagem visual. É aqui que eu entro como especialista em comunicação.
A maioria das pessoas está familiarizada com um mapa da jornada do usuário. Ok, eu também não sabia o que era até 3 meses atrás! E agora estou viciada. Isso é o que acontece quando você coloca um processo no papel – ele estimula visualmente seu cérebro e, subconscientemente, os padrões simplesmente fazem sentido. Acontece que um mapa da jornada do usuário é semelhante a mapear a experiência do cliente legal de uma ação legal. Grande parte do direito é multi-etapas e altamente processual. Como especialista em comunicação em um papel de advogado, eu realmente gosto dos paralelos. Encontrar semelhanças entre meu trabalho em relação a um processo legal é uma ótima forma de revisão. Eu não acredito que esse tipo de processo de revisão aconteça com muita frequência. O advogado pode estar muito ocupado e, portanto, não despachando uma revisão operativa do assunto. Ou talvez não haja informações suficientes sobre o assunto. Seja qual for o caso, a desassociação leva a ineficiências.
Ao alinhar estratégias de comunicação para processos legais de maneira visual, um advogado pode ter uma visão geral de onde os processos podem estar saindo do caminho, e eles também podem ser capazes de identificar gargalos processuais. Estar sempre atento à experiência do cliente é essencial para manter relações positivas com os clientes. Curiosamente, ao trabalhar com empresas, isso é exatamente o que acontece. Uma empresa contratará um profissional de comunicação (às vezes um membro existente da equipe de marketing ou uma nova contratação), e geralmente somos encarregados de melhorar o processo em andamento. No entanto, não podemos ver os problemas pela lente de “a maneira como as coisas sempre foram feitas” para que problemas de longa data sejam resolvidos. Esse tipo de pensamento tradicional é proibido.
Quando me pedem para elaborar novas metodologias para completar uma tarefa, minha preocupação é se existem processos existentes que já tentaram resolver um problema antes de eu chegar. Equipes de marketing – escritórios de advocacia ou não – operam de maneira muito semelhante às equipes de design. Existem métodos bem estabelecidos para trazer clientes à mesa, mas gostamos de pensar que a inovação é nossa especialidade. E nós inovamos muito. Você deveria ver nossas vitórias! Essencialmente, equipes de comunicação estratégica gostam de pensar que podemos construir uma estrutura melhor, mais fresca e mais sucinta, onde o cliente é o foco principal e não todos os sinos e apitos.
Para colocar em perspectiva, toda agência tem um reel (ok, estou me entregando aqui). Os reels são basicamente uma apresentação do melhor trabalho. Se você nunca viu um, está perdendo. Simples e bastante divertido, o reel é uma compilação em vídeo do trabalho da empresa. É assim que as empresas se promovem para conseguir trabalhos maiores. Basicamente, é assim que alocamos o financiamento disponível para produzir resultados. Não somos perfeitos, mas nos esforçamos para ser impecáveis. E acreditamos que o trabalho, em todas as suas formas, deve fornecer uma história visual.
Design e direito estão ao nosso redor. É talvez mais fácil para mim profissionalmente, já que estou elaborando projetos de comunicação estratégica, mas, na verdade, se você pensar sobre o uso de itens do dia a dia, todos eles tiveram que ser projetados. Por exemplo, digamos que um escritório de advocacia está organizando um evento TED Talk para seus clientes na Carolina do Sul. Haverá palestrantes, que podem ou não ser advogados, vindo para falar com a comunidade, e a comunidade local será convidada a participar dessa oportunidade. É uma ótima maneira de se conectar com a comunidade e estabelecer um relacionamento.
Então, para divulgar o evento, o escritório de advocacia desenvolverá uma apresentação em PowerPoint para revisar com seus clientes. Eles sequer pensarão em incluir uma agenda visual? E quanto a imagens e legendas para explicar cada tópico? Eles farão a apresentação eles mesmos ou um membro consistente da equipe conduzirá a palestra? Estas são apenas algumas maneiras que os profissionais de comunicação são utilizados no mercado. Espero que este artigo tenha sido útil ao delinear como abordagens de design e comunicação podem ser integradas nos maiores escritórios de advocacia da Carolina do Sul.